O levantamento feito pelo WJP - World Justice Project - avaliou o Estado de Direito em 139 países. Em termos de qualidade da Justiça, o Brasil ficou em 112º lugar, apenas atrás de países opressores contumazes como Paquistão, Serra Leoa e Nigéria.
O Brasil está na penúltima posição no que se refere a um sistema criminal imparcial (posição 138º), só ficando na frente da Venezuela.
O levantamento geral leva em conta sete medidores e outros fatores, como Restrições aos Poderes Governamentais; Ausência de Corrupção; Governo Aberto; Direitos Fundamentais; Ordem e Segurança; Cumprimento Regulatório e Justiça Civil.
Nada disso é novidade para ninguém, especialmente no meio jurídico, mas a pontuação geral do Estado de Direito no Brasil sofreu uma redução de 2,9% no índice. Antes posicionado no 77º lugar de 139 países e jurisdições em todo o mundo, o Brasil caiu três posições na classificação global. A atual pontuação do Brasil o coloca na 16ª dos 32 países na região da América Latina e Caribe e em 20º lugar de 40 entre os países de renda média alta.
ความคิดเห็น