top of page
Buscar
me4972

Tempo$ Moderno$


Que a modernidade nos surpreende a cada instante, não é mais novidade para ninguém. Mas há sempre um limite do inimaginável (e ridículo) para ser quebrado, especialmente na Justiça Brasileira.

Para quem viveu a época da intimação/citação peticionada em máquinas de datilografar, o trâmite era custoso por óbvio: datilografar a intimação, citar os réus, localizar os réus, designar o oficial de justiça que seria destacado na missão de intimar o réu, procurar o réu onde fosse necessário. Era trabalhoso e custoso, dado as implicações e quantidade de pessoas envolvidas na ação.

Para o nosso alívio e agilidade de sistema judiciário geral, hoje dispomos de internet e e-mail, o que faria disso tudo muito mais rápido e gratuito até certa medida. Ledo engano....

O TJRJ agora faz uso de cobrança para citação via e-mail. A mesma cobrança que antes era justificada pela visita presencial de um oficial de justiça para a entrega da intimação, agora é feita para enviar o e-mail intimando o réu. Esse ato, hoje corriqueiro para todos nós, de enviar um e-mail, é cobrado, é necessário emissão de guia e pagamento desta para que a citação prossiga.


O mundo é dos mais espertos.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page